PREÂMBULO

A nossa formação nesta área da alimentação saudável, crua e viva, é relativamente recente e foi feita em workshops; decorre também do nosso autodidatismo e interesse vivo que nos levou já a numerosas experiências neste domínio.

Somos ainda pequeninas neste mundo, no entanto queremos partilhar o que sabemos e ao mesmo tempo receber de outras pessoas tudo o que nos possa enriquecer e a todos os que visitarem este blog.

Dar um lugar de destaque aos alimentos crus é a melhor forma de conseguirmos uma óptima saúde, reduzindo a carga tóxica que resulta do nosso modo de vida, para moderar, prevenir ou curar diferentes problemas de saúde.

Esta é uma alimentação muito em voga nos EUA, mas ainda pouco conhecida em Portugal.

Mesmo sem se tornar crudívoro a 100%, a introdução de pratos crus na sua alimentação diária, ou uma ou duas curas crudívoras de alguns dias ou mesmo semanas, benificiarão certamente a sua saúde.





sábado, 12 de abril de 2014

A CURCUMA







A curcuma é muito conhecida por ser um tempero e é o principal componente do caril. É muitas vezes utilizada em pratos no sul da Ásia e é responsável por dar a muitos alimentos como mostarda, caril e queijo uma coloração amarela.
Além de ser usada para cozinhar, a curcuma também é usada, há muito tempo, como um remédio popular natural naquela região, por causa de suas poderosas propriedades medicinais. Nos últimos anos, as pesquisas têm comprovado isso, ao descobrir que esta especiaria pode ser benéfica para a nossa saúde.

A curcuma é um poderoso remédio natural contra muitas doenças devido às suas propriedades anti-inflamatórias. Estudos têm mostrado que é comparável a medicamentos, tais como IBUPROFENO  e,
 neste caso, sem conter muitos dos efeitos colaterais negativos.
Mas mesmo antes dos pesquisadores começarem a estudar a curcuma, as populações nativas dos países do sul da Ásia usavam-na como um meio para tratar os indivíduos diabéticos.
Como muitos de nossos leitores devem saber, a inflamação é frequentemente um precursor da diabetes, uma vez que faz com que o nosso corpo fique cada vez mais resistente à insulina. Estudos têm mostrado que a curcuma actua como um bloqueador de sinais inflamatórios activados no nosso corpo por determinadas doenças.
Devido a isso, o consumo frequente de curcuma não só impede a ocorrência da diabetes, como, pode ajudar a diminuir o impacto de outras condições causadas pela doença, como a neuropatia.

Outras doenças graves também são desencadeadas da diabetes, por irregularidades no sistema inflamatório; câncro, Alzheimer, glaucoma e artrite são apenas alguns dos mais graves. O tipo de inflamação que causam estas doenças, não pode ser tratada simplesmente com um comprimido ou algumas gotas de ibuprofeno.
Embora sejam os efeitos anti-inflamatórios da curcuma que a fazem bem conhecida como medicamento, supõe-se também ser eficaz na prevenção de doenças cardíacas e AVCs.
Os cientistas especulam que esta é capaz de impedir a oxidação do colesterol no corpo, facto que leva a ambos os problemas de saúde.
Além disso, a curcuma é uma rica fonte de vitamina B6, um nutriente reconhecido pela sua capacidade de manter o coração em bom funcionamento.

A fim de se obterem os benefícios da curcuma, estima-se que cerca de três gramas devam ser consumidas por dia (aproximadamente uma colher de chá).
Mas, atenção: Sabe-se que consumi-la em quantidades excessivas por longos períodos de tempo pode causar problemas de estômago, azia e, em casos extremos, úlceras.
A curcuma também actua como um anticoagulante e, quando utilizada em conjunto com outros medicamentos para a diabetes, pode baixar significativamente os níveis de açúcar no sangue.

Geralmente, não é difícil de encontrar, e está prontamente disponível na maioria dos supermercados. Este composto normalmente é vendido como especiaria para ser acrescentada na comida, mas também pode ser comprado como um suplemento. Se  desejar comprar a curcuma para usar na comida, dê preferência às marcas que indicam curcuma pura, pois contêm as maiores concentrações
da mesma.

Uma boa forma de a consumir é acrescentá-la aos seus sumos e smoothies.

Sem comentários:

Enviar um comentário