PREÂMBULO

A nossa formação nesta área da alimentação saudável, crua e viva, é relativamente recente e foi feita em workshops; decorre também do nosso autodidatismo e interesse vivo que nos levou já a numerosas experiências neste domínio.

Somos ainda pequeninas neste mundo, no entanto queremos partilhar o que sabemos e ao mesmo tempo receber de outras pessoas tudo o que nos possa enriquecer e a todos os que visitarem este blog.

Dar um lugar de destaque aos alimentos crus é a melhor forma de conseguirmos uma óptima saúde, reduzindo a carga tóxica que resulta do nosso modo de vida, para moderar, prevenir ou curar diferentes problemas de saúde.

Esta é uma alimentação muito em voga nos EUA, mas ainda pouco conhecida em Portugal.

Mesmo sem se tornar crudívoro a 100%, a introdução de pratos crus na sua alimentação diária, ou uma ou duas curas crudívoras de alguns dias ou mesmo semanas, benificiarão certamente a sua saúde.





segunda-feira, 24 de março de 2014

Retirei este artigo do blog "Saúde e beleza" , porque achei muito interessante para quem tem algumas dúvidas sobre os alimentos germinados ou vivos. Vale a pena ler. Dieta da Comida Viva, DICAS DE BELEZA E SAÚDE, DIETAS PARA EMAGRECER Após emagrecer (ou mesmo durante a dieta) é importante adotar hábitos alimentares saudáveis, sempre visando uma boa nutrição de seu organismo, para isso um dos primeiros e mais importantes passo é parar de pensar sua alimentação com o conceito “pratos” e passar a pensar em “nutrientes”. Claro que não deixará de elaborar pratos saborosos, porém serão pensados de forma que sejam mais nutritivos. Com base neste conceito a alimentação chamada de dieta viva está ganhando espaço rapidamente, afinal realmente oferece muito mais nutrientes do que as dietas convencionais, principalmente considerando quanto de nutrientes se obtém por determinada porção de calorias. Uma das principais características desta dieta é o maior consumo de sementes germinadas, muitas destas sementes já são utilizadas em muitas dietas por suas propriedades nutritivas, porém ao germinar a semente antes do consumo terá alguns benefícios, veja: Quando germinadas as sementes multiplicam suas vitaminas, minerais e enzimas (algumas sementes aumentam isto em até 20 mil vezes). Quando germinadas favorecem o surgimento de outras substâncias como antioxidantes e hormônios naturais. Oleaginosas hidratadas são excelentes fontes de proteínas e ácidos graxos, isso sem contar que possuem boas quantidades de cálcio. Germinação para a Dieta Viva! As sementes germinadas podem ser utilizadas tanto em saladas como para complementar suas receitas de suco verde ou qualquer outra vitamina que pretenda fazer, sem alterar muito seu sabor e trazendo uma boa carga de nutrientes. O que algumas pessoas tem dúvidas é como fazer o processo de germinação das sementes, o que na verdade é bastante simples. Veja neste vídeo a seguir como fazer a germinação de suas sementes para uma dieta viva, poderá notar que é extremamente simples, basta escolher suas sementes e começar a se alimentar melhor. O que Fazer com Sementes Germinadas? Utilizar brutos em saladas é algo já bastante conhecido e também facilmente encontrado na internet, mas o que talvez não encontre com facilidade é como utilizar as sementes germinadas em sucos e vitaminas, sendo assim veja a seguir duas receitas que
servirão de partida.


 Vitamina de leite de Castanha-do-pará com Banana 

 Ingredientes:
 100g de castanha-do-pará germinada (24h na água)
 200 ml de água de coco
 2 bananas
 1 colher de mel

 Preparo:
 Bata no liquidificador a castanha-do-pará com a água de coco e coe. Agora junte o leite das 
 castanhas, as bananas e o mel e bata tudo no liquidificador.


 Suco Vivo (também conhecido como Suco de Luz)

 Ingredientes:
 2 maçãs
 1 pepino
 Grãos germinados à escolha
 Folhas verdes (couve, chicória, hortelã)
 Legumes à escolha Raízes à escolha

Preparo:
Bata a maçã no liquidificador com o auxílio de um pepino para extrair o líquido, acrescente um
punhado de grãos germinados, folhas verdes, legumes e raízes. Após bater bem coe (coador de pano) e beba em seguida.

Sem comentários:

Enviar um comentário