PREÂMBULO

A nossa formação nesta área da alimentação saudável, crua e viva, é relativamente recente e foi feita em workshops; decorre também do nosso autodidatismo e interesse vivo que nos levou já a numerosas experiências neste domínio.

Somos ainda pequeninas neste mundo, no entanto queremos partilhar o que sabemos e ao mesmo tempo receber de outras pessoas tudo o que nos possa enriquecer e a todos os que visitarem este blog.

Dar um lugar de destaque aos alimentos crus é a melhor forma de conseguirmos uma óptima saúde, reduzindo a carga tóxica que resulta do nosso modo de vida, para moderar, prevenir ou curar diferentes problemas de saúde.

Esta é uma alimentação muito em voga nos EUA, mas ainda pouco conhecida em Portugal.

Mesmo sem se tornar crudívoro a 100%, a introdução de pratos crus na sua alimentação diária, ou uma ou duas curas crudívoras de alguns dias ou mesmo semanas, benificiarão certamente a sua saúde.





segunda-feira, 3 de março de 2014

CRUDIVORISMO E ALIMENTAÇÃO VIVA

O que é o crudivorismo ou alimentação viva?

O crudivorismo é uma forma de alimentação que consiste na ingestão única de alimentos crus, de preferência biológicos e não transformados. No entanto, também são permitidos os germinados, a fermentação e a desidratação (abaixo de 400C).

Comer cru: vantagens e inconvenientes

É importante referir que as vantagens são claramente superiores aos inconvenientes que, na minha opinião, são quase insignificantes.

INCONVENIENTES
Em primeiro lugar, se passar, de um dia para o outro, para uma alimentação crua e vegetariana, o seu sistema digestivo, no caso de consumir poucos vegetais, poderá não apreciar. Por isso, o aconselhável é aumentar progressivamente o consumo de alimentos crus, tais como os legumes, na forma de sopas, batidos ou sumos.

Em segundo lugar, se decidir iniciar esta alimentação sem se informar, poderá expor-se, a longo prazo, a possíveis carências alimentares. Mas uma coisa pode ter a certeza, o reino vegetal possui tudo o que o seu corpo necessita, tanto o cálcio como as proteínas!

Assim sendo, uma alimentação bem encaminhada, equilibrada e sã, é uma alimentação sem carências.

VANTAGENS
Embora a destruição de vitaminas e minerais seja mais ou menos importante, em função da temperatura e do tempo de cozedura dos alimentos, esta é, em parte, prejudicial. É mais do que evidente que uma alimentação crua, viva, é favorável à sua preservação.
As enzimas são fundamentais para uma boa digestão. A sua presença, assim como a das vitaminas, ajuda a eliminar os detritos acumulados no organismo.
As necessidades do organismo serão cobertas, entre outros, pelo consumo de legumes, frutos, sementes germinadas, oleaginosas e óleos vegetais.

Para iniciar, é necessário dispor do material adaptado, podendo, em alguns casos, utilizar os utensílios de cozinha elétricos:

Robô de cozinha - para preparar smoothies (batidos) e outras receitas;
Máquina de sumos;
Desidratador, para conservar por mais tempo os frutos, legumes e ervas aromáticas, mas também para preparar bolos, pão ou ainda pequenas tostas;
Corta-legumes, para fazer esparguete.

A DESPENSA DE UM CRUDÍVORO
Frutas, legumes, oleaginosas, óleos vegetais, algas, ervas aromáticas, sal, especiarias, …
Não esquecer os germinados, o cacau cru e os superalimentos (chia, spiruline, lucuma, maca, …).



Sem comentários:

Enviar um comentário