PREÂMBULO

A nossa formação nesta área da alimentação saudável, crua e viva, é relativamente recente e foi feita em workshops; decorre também do nosso autodidatismo e interesse vivo que nos levou já a numerosas experiências neste domínio.

Somos ainda pequeninas neste mundo, no entanto queremos partilhar o que sabemos e ao mesmo tempo receber de outras pessoas tudo o que nos possa enriquecer e a todos os que visitarem este blog.

Dar um lugar de destaque aos alimentos crus é a melhor forma de conseguirmos uma óptima saúde, reduzindo a carga tóxica que resulta do nosso modo de vida, para moderar, prevenir ou curar diferentes problemas de saúde.

Esta é uma alimentação muito em voga nos EUA, mas ainda pouco conhecida em Portugal.

Mesmo sem se tornar crudívoro a 100%, a introdução de pratos crus na sua alimentação diária, ou uma ou duas curas crudívoras de alguns dias ou mesmo semanas, benificiarão certamente a sua saúde.





domingo, 9 de março de 2014





Conheça os dez alimentos mais contaminados por agrotóxicos


Sabe exatamente tudo o que come? Às vezes pensamos que por fazer refeições ricas em vitaminas, minerais e fibras estamos garantindo que teremos uma vida mais saudável. Infelizmente, isso pode não ser verdade.
Os vegetais que chagam à nossa mesa podem estar contaminados por agrotóxicos de diferentes tipos, e geralmente estão. Preocupada com a situação do país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA). O objetivo do projeto é assegurar que a quantidade de agrotóxicos utilizada nos alimentos estará de acordo com o Limite Máximo de Resíduo (LMR).
O que são e para que servem os agrotóxicos
agrotoxicos


Agrotóxicos são substâncias químicas ou biológicas usadas para combater possíveis pragas e doenças que possam causar danos às plantações. Existem três tipos: herbicidas (agem sobre as ervas daninhas), inseticidas (combatem as pragas) e fungicidas (atuam sobre os fungos que causam danos aos tecidos das plantas).
Alta concentração pode ser nociva aos seres humanos
problemas de saude
O uso de agrotóxicos muitas vezes se faz necessário. Quando é usada a quantidade mínima eficiente, o agrotóxico não causa problemas de saúde em quem come os frutos da plantação. O problema é que muitas vezes as doses são excessivas, alguns agricultores chegam a usar tipos proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em suas lavouras.
É possível remover todo o agrotóxico lavando os vegetais?
como lavar
Infelizmente, não. Lavar frutas e verduras em água corrente é fundamental, porém só retira parte do agrotóxico usado nas plantações. Estas substâncias acabam sendo absorvidas pelos alimentos e circulam, através da seiva, por todos os tecidos vegetais. Lavar os produtos só retirará a camada superficial de agrotóxicos.
Deixar de molho em soluções à base de cloro ou cloreto de sódio e permanganato de potássio elimina possíveis parasitas que estejam entre as folhas das verduras. Estes produtos estão à venda em supermercados e são distribuídos gratuitamente em postos de saúde mantidos pelo SUS.
Os dez alimentos que mais contêm agrotóxicos, segundo a Anvisa
os dez mais
A Anvisa divulgou uma lista com os alimentos que exigem cuidados, por apresentarem grandes quantidades de agrotóxicos ou tipos proibidos deles.
Veja a porcentagem de amostras contaminadas:
- Pimentão (80,0%)
- Uva (56,40%)
- Pepino (54,80%)
- Morango (50,80%)
- Couve (44,20%)
- Abacaxi (44,10%)
- Mamão (38,80%)
- Alface (38,40%)
- Tomate (32,60%)
- Beterraba (32,00%)
Que prejuízos os agrotóxicos trazem à saúde?
alergias
Estudos indicam que se ultrapassarmos quantidades dentro dos valores diários aceitáveis as consequências serão dores de cabeça, alergia e coceiras. Em casos mais graves de exposição direta, há possibilidade do aparecimento de distúrbios do sistema nervoso central e até câncer.
Como evitar ingestão de agrotóxicos?
organicos
Já que as verduras, legumes e frutas são indispensáveis para uma boa nutrição, devemos tomar todo cuidado ao comê-los. Embora, como já dissemos antes, lavar os vegetais não retire todo o resíduo de agrotóxico, a ação é importante para remover parte dele.
Outra dica é, se houver oportunidade, dê preferência aos alimentos orgânicos. Este tipo de alimento é cultivado sem o uso de substâncias químicas, por isso são mais saudáveis. Em cidades grandes já é possível encontrar feiras livres especializadas em orgânicos. Os supermercados também oferecem os produtos.
O conteúdo editorial do ConsultaClick é inteiramente produzido pela equipe jornalística descrita em"Expediente", tendo sua supervisão editorial médica feita diariamente pelo Dr. João Paulo Nogueira Ribeiro – CRM SP-99187 e pela Dra. Alessandra Casagrande – CRM SP-133.618

Sem comentários:

Enviar um comentário