PREÂMBULO

A nossa formação nesta área da alimentação saudável, crua e viva, é relativamente recente e foi feita em workshops; decorre também do nosso autodidatismo e interesse vivo que nos levou já a numerosas experiências neste domínio.

Somos ainda pequeninas neste mundo, no entanto queremos partilhar o que sabemos e ao mesmo tempo receber de outras pessoas tudo o que nos possa enriquecer e a todos os que visitarem este blog.

Dar um lugar de destaque aos alimentos crus é a melhor forma de conseguirmos uma óptima saúde, reduzindo a carga tóxica que resulta do nosso modo de vida, para moderar, prevenir ou curar diferentes problemas de saúde.

Esta é uma alimentação muito em voga nos EUA, mas ainda pouco conhecida em Portugal.

Mesmo sem se tornar crudívoro a 100%, a introdução de pratos crus na sua alimentação diária, ou uma ou duas curas crudívoras de alguns dias ou mesmo semanas, benificiarão certamente a sua saúde.





domingo, 9 de março de 2014

Como fazer um pequeno almoço saudável e equilibrado.



É hoje amplamente difundido e sabido, segundo estudos bem fundamentados, que o pequeno almoço é a refeição mais importante do dia. Antes de mais, porque é a primeira, e depois porque é então que devemos dar ao nosso organismo tudo aquilo que é necessário para que possa funcionar na perfeição, com a certeza de que ele vai assimilar tudo o que lhe dermos. Afastemos pois da nossa mesa os habituais farináceos, manteigas, doces , bebidas com corante e conservantes, tudo verdadeiros venenos para a nossa saúde.
Propomos hoje um pequeno super saudável, que o vai deixar cheio de energia e boa disposição, ao mesmo tempo que evita o inconveniente "buraco no estômago", antes do almoço.

Adopte, sem reservas, os cereais integrais, que pode encontrar em flocos, em qualquer superfície comercial: aveia, cevada, trigo...
Numa taça grande coloque então uma chávena de flocos e acrescente-lhes frutos secos à sua escolha (sementes de girassol, de cânhamo, de abóbora, sésamo, nozes, amêndoas, avelãs, passas, ameixas, damascos...) e frutos desidratados. Se não tiver, não se preocupe. Tem o seu muesli feito. Só falta colocá-lo na trituradora e activá-la durante alguns segundos, de acordo com o seu gosto.
Coloque tudo num frasco que possa fechar e guarde.

No dia anterior, à noite, coloque o muesli numa taça e junte sumo de fruta, água, leite de amêndoas, de preferência feito em casa. Deste mofo os cereais vão libertar e activar as enzimas.

Na hora de utilizar o muesli, junte- lhe, se desejar, fruta fresca,(frutos vermelhos seria divino!)  uma pitada de canela, de cacau ou chocolate crus, raspa de limão ou laranja...
Seja criativo, delicie-se e cuide de si.







Sem comentários:

Enviar um comentário