PREÂMBULO

A nossa formação nesta área da alimentação saudável, crua e viva, é relativamente recente e foi feita em workshops; decorre também do nosso autodidatismo e interesse vivo que nos levou já a numerosas experiências neste domínio.

Somos ainda pequeninas neste mundo, no entanto queremos partilhar o que sabemos e ao mesmo tempo receber de outras pessoas tudo o que nos possa enriquecer e a todos os que visitarem este blog.

Dar um lugar de destaque aos alimentos crus é a melhor forma de conseguirmos uma óptima saúde, reduzindo a carga tóxica que resulta do nosso modo de vida, para moderar, prevenir ou curar diferentes problemas de saúde.

Esta é uma alimentação muito em voga nos EUA, mas ainda pouco conhecida em Portugal.

Mesmo sem se tornar crudívoro a 100%, a introdução de pratos crus na sua alimentação diária, ou uma ou duas curas crudívoras de alguns dias ou mesmo semanas, benificiarão certamente a sua saúde.





segunda-feira, 10 de março de 2014

Benefícios do Pepino


Hoje falaremos dos benefícios pepino (Cucumis sativus)! O vegetal é famoso nos tratamentos de beleza, mas suas propriedades não param por aí. Ele é quase totalmente formado por água, mas contém diversos nutrientes, tais como: vitamina A, C e K, potássio, ácido fólico, manganês, magnésio e sílica. Por causas dessas substâncias, o pepino ajuda na prevenção de algumas doenças, ajuda a emagrecer e é muito benéfico na pele, unhas e cabelos.

Propriedades Medicinais

O pepino pode ser considerado como um alimento funcional. Ele fortalece os músculos, ossos, tendões e cartilagens, sendo fundamental para o nosso organismo. As vitaminas contidas na polpa do vegetal reforçam o sistema imunológico, auxiliando na prevenção de inflamações.

Por ser rico em água e actuar como diurético, o pepino também é super indicado para quem quer perder peso. As fibras aumentam a sensação de saciedade e melhoram o funcionamento do intestino. Além disso, ele contém pouquíssimas calorias – um pepino tem cerca de 15 kcal.
Algumas substâncias contidas no pepino são essenciais para a formação do cabelo, da pele e das unhas, como é o caso da sílica, do enxofre e do flúor. A grande quantidade de água garante que o organismo permaneça hidratado, enquanto o potássio dá mais elasticidade  às células da derme. Por isso, o pepino pode ser utilizado em tratamentos de beleza, mas também para cuidar de queimaduras e manchas na pele.



Compressa para queimaduras
Você vai precisar de:

1 pepino
1 pacote de gaze


Preparação:

Com a ajuda de uma colher, raspe a polpa do pepino. Depois pegue essa polpa,  coloque sobre a gaze aberta e depois dobre a gaze, cobrindo a polpa.

Posologia

Aplique a compressa sobre a região lesionada e deixe o pepino agir sobre a pele. Quando secar, coloque uma nova compressa. Repita esse procedimento até perceber que a ferida está cicatrizada.



Máscara facial de pepino

Você vai precisar de:

1/2 pepino
2 colheres (chá) de creme hidratante
1 punhado de camomila
1 copo de água

Preparação:
Primeiramente, lave bem o pepino e depois pique-o em pedaços pequenos. Bata a hortaliça no liquidificador, juntamente com o creme hidratante, até obter uma mistura homogénea. Separadamente, faça uma infusão com a camomila e a água fervente, deixe arrefecer e reserve.

Posologia

Aplique o creme de pepino sobre a pele e deixe agir por 5 minutos. Depois, lave a pele com água fria e, por último, utilize o chá de camomila já frio.



Receita para manchas na pele.

Você vai precisar de:

Seis pepinos maduros
uma clara de ovo
vinte colheres de sopa de água de rosa
dez colheres de sopa de álcool

Preparação:

Corte os pepinos de cima a baixo e retire a polpa com uma colher. Coloque num recipiente e reserve. Bata a clara de ovo, junte à água de rosas e coloque no mesmo recipiente que o pepino. Mexa bem acrescentando o álcool.
Tape bem o recipiente e deixe curtir por quatro dias. Coe com um pano bem limpo e guarde em
vidros tapados. Agite antes de usar.


Outras dicas:

Creme anti-rugas e manchas.

O Pepino também é indicado para melhorar a pele como um todo. Rugas e manchas podem ser melhoradas com o uso do pepino.

Creme anti-rugas e anti- manchas

Que o pepino é utilizado para beleza, muitos sabem. Não raro, vemos pessoas com rodelas ao redor dos olhos. Mas o que nem todos sabem é como utilizar o pepino em creme para rugas e manchas na pele do rosto. A receita é bem simples e pode trazer bons resultados.

Você vai precisar de:

Um pepino
Duas colheres de sopa de açúcar

Preparação:

Primeiramente, corte o pepino em rodelas e esmague  num almofariz. Coe e adicione as colheres de açúcar e misture bem.

Posologia:

Antes de se deitar, espalhe o creme de pepino sobre todo o rosto ou onde houver manchas. Retire no dia seguinte.
Apesar desta indicação original, segundo esteticistas, não é recomendável ultrapassar o período de uma hora.



Sem comentários:

Enviar um comentário