PREÂMBULO

A nossa formação nesta área da alimentação saudável, crua e viva, é relativamente recente e foi feita em workshops; decorre também do nosso autodidatismo e interesse vivo que nos levou já a numerosas experiências neste domínio.

Somos ainda pequeninas neste mundo, no entanto queremos partilhar o que sabemos e ao mesmo tempo receber de outras pessoas tudo o que nos possa enriquecer e a todos os que visitarem este blog.

Dar um lugar de destaque aos alimentos crus é a melhor forma de conseguirmos uma óptima saúde, reduzindo a carga tóxica que resulta do nosso modo de vida, para moderar, prevenir ou curar diferentes problemas de saúde.

Esta é uma alimentação muito em voga nos EUA, mas ainda pouco conhecida em Portugal.

Mesmo sem se tornar crudívoro a 100%, a introdução de pratos crus na sua alimentação diária, ou uma ou duas curas crudívoras de alguns dias ou mesmo semanas, benificiarão certamente a sua saúde.





domingo, 2 de março de 2014

Antes de começar - Alguns conselhos importantes

Cinco maneiras fáceis de acrescentar alimentos crus à sua alimentação:


   Não podemos negar que todos podemos beneficiar de uma alimentação rica em fruta e legumes frescos na sua forma pura, natural e não transformada. Os alimentos crus são limpadores, curadores e desintoxicantes para o corpo e são particularmente bons para as pessoas que ingerem muita carne, laticínios, açúcar e alimentos transformados, sem querermos pensar nos corantes artificiais, sal em excesso e outros venenos com que somos bombardeados no dia a dia. São ricos em enzimas e probióticos, uma fonte inacreditável de antioxidantes e em fibras, para além de ajudarem o corpo a equilibrar o seu PH natural.
Quer queira tornar-se um vegetariano crudívoro a 100o/o, quer queira simplesmente experimentar os numerosos benefícios, provados, de uma alimentação mais rica em vegetais crus e frescos, preste atenção aos 5 conselhos que se seguem para o ajudar a arrancar para um novo modo de vida:


1.   Comece o dia com um smoothie. Esqueça os cereais (a menos que sejam crus)ou o pequeno-almoço cozinhado.  Com o smoothie sentirá imediatamente os benefícios de uma alimentação mais rica em alimentos crus. Os smoothies são rápidos e fáceis de fazer, para além de serem deliciosos. Comece com smoothies de frutos, sobretudo para as crianças, que têm mais necessidades de açúcar( natural)  que nós. Depois, uma vez habituada a este novo pequeno almoço, comece a acrescentar verduras, eventualmente grãos e toda a espécie de ervas ou complementos alimentares de qualidade. A ideia de beber agrião ou couve pode custar-lhe a princípio, mas acredite em mim, uma vez que tenha ganhado o hábito de beber  smoothies verdes, nunca mais deixará de o fazer, de tal maneira se sentirá entusiasmado pelos seus efeitos benéficos.

2.  Confeccione uma super salada para o almoço e uma sopa crua para o jantar.  As saladas não têm que ser aborrecidas. Uma das maneiras mais fáceis de acrescentar alimentos
 crus à sua alimentação é fazer todos os dias uma grande salada. Alface,tomate,
pepino, pimentos vermelhos, cogumelos,, cebola, abacate, brócolos couve flor, erva doce, ?.., courgette, grãos, oleaginosas e até mesmo abóbora até mesmo nabo, celeri,...  Você escolhe. Coloque tudo numa saladeira, misture e coma!  Se apesar de tudo lhe faltar inspiração, encontrará aqui algumas receitas. Ã noite pode fazer a mesma coisa e triturar tudo no liqüidificador. Obterá uma  sopa deliciosa que só terá de aquecer ligeiramente para não destruir as enzimas e as vitaminas. Comer abundantemente legumes crus, acalmará as suas pulsoes e vontade  de comer alimentos que fazem mal e dará ao seu corpo os nutrientes que ele reclama

3.  Leve uma peça de fruta para  onde quer que vá.
A melhor coisa que pode fazer para preencher o tal buraco no estômago, é ter sempre um fruto à mão. O nosso corpo tem necessidade de açúcar e se essa necessidade se manifesta quando não está preparado, tem enormes hipóteses de se lançar sobre a primeira "porcaria" que lhe aparecer.
 Felizmente , os frutos são naturalmente ricos em açúcar (o bom) e são incrivelmente nutritivos. Então ponha algumas bananas, maçãs, pêras... na sua mala e mergulhe lá a mão quando começar a sentir fome.

4. Prepare os seus próprios condimentos.
Habitualmente consumimos condimentos durante a refeição e por isso, prepará-los em casa, em versão crua, em vez de os comprar feitos no supermercado, permitir-lhe-há  acrescentar mais crus à sua alimentação. Pesto cru, molho de abacate, maionese feita em casa, há numerosas e deliciosas alternativas aos produtos industriais.

5. Acrescentar, em vez de substituir.
Em vez de pensar em todos os alimentos que eliminará ao passar ao crudivorismo, focalize-se no que vai acrescentar: legumes, frutos verduras, grãos, oleaginosas,. Quando difundimos a alimentação crua à nossa volta, é impressionante o número de alimentos que as pessoas não conhecem ou que nunca saborearam (não falamos em coisas  exóticas, mas de alimentos locais ! ). Uma alimentação crua vegetariana não é sinónimo de restrição ou gestão de calorias... Se tem fome, coma!  Assegure-se só de comer o mais cru possível! Com o tempo descobrirá que quanto mais comer alimentos crus, menor vontade terá de alimentos maus e que os sabores artificiais e os seus efeitos negativos sobre o seu bem estar não lhe fazem falta nenhuma!











Sem comentários:

Enviar um comentário